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Como criar Mods para o Spore – Básico


A SporeModding, finalmente, possui uma equipe de Modders. A parti de hoje, vocês poderão conferir muitas modificações e tutoriais totalmente feitos pela SporeModding. A nossa equipe de Modders irá ajudar a todos, lançando tutoriais em linguagens fácil, que irão conduzir a você, criar seus próprios mods, de forma fácil e simples. A maioria dos tutoriais serão explicativos, outros, como este, poderão ser usados em geral, e são extremamente importantes para você começar a criar seus mods.

Neste tutorial, nos iremos aprender o básico para criar uma modificação usando o SporeMaster. O SporeMaster, atualmente, é de longe a melhor ferramenta para criação de mods para o Spore. Com uma interface simples, em apenas alguns cliques, você já pode começar a modificar seu jogo. Leia o tutorial com calma, e siga passo a passo, com o SporeMaster aberto. Vamos lá!

Requerimentos:
SporeMaster 2.0 Beta.
– Spore (Recomendado com o Patch 1.03).
– Windows XP ou Vista.

1). Faça o Download do SporeMaster 2.0 Beta, logo acima. Depois de extrai-ló, abra o programa pelo arquivo “SporeMaster.exe” (Não possui um ícone). Talvez, irá demorar algum tempo para abrir, não se preocupe. Você irá ver uma tela como a foto abaixo.

SporeMaster Interface

2). Vamos começar! Na parte superior do SporeMaster, clique na primeira aba “Spore Packages”. Logo em seguida, localize e clique no botão “New”. Uma janela irá se abrir. Selecione o arquivo “Spore_Game.package”, que se localiza dentro da pasta “Data” do seu Spore. É esse arquivo que nos iremos aprender a modificar, por enquanto. Logo depois de selecionar este arquivo, o diretório dele irá aparecer logo abaixo dos botões. Confira se eles aparecem. Agora, clique no botão “Unpack”, na parte inferior do SporeMaster. O programa irá descompactar o arquivo .package que selecionamos, para podermos edita-ló. Isso pode demorar alguns minutos, seja paciente! Confira a foto abaixo, explicando de forma mais detalhada.

SporeMaster #1

image

SporeMaster #2
3). Quando o processo de descompactação acabar, finalmente, você poderá iniciar sua edição. Para isso, nos iremos até a aba “Mod”, no topo do SporeMaster. Lá, clique no botão “Create”. Escolha um nome para o seu mod, de preferencia, não adicione espaço entre o nome. Quando acabar de escrever um nome para o seu mod, clique no botão “Salvar” na janela do Windows. O diretório com o nome do mod deve aparecer no campo de diretório, que fica ao lado do botão “Create”. Grave esse diretório, pois seu mod será criado nele. Confira a foto abaixo.

SporeMaster #3

4). Agora vamos começar a editar! Logo depois de concluir o passo 3, clique na aba “Files”, na parte superior do SporeMaster. Você deve ver várias pastas amarelas. São elas que abriram todo o conteúdo que pode ser editado pelo SporeMaster. Confira a foto abaixo.

SporeMaster #4

A coluna de pastas amarelas a esquerda são as pastas/arquivos originais do Spore. Elas sempre ficam em negrito. Quando alguma pasta ou arquivo fica em negrito na COLUNA DIREITA, quer dizer que você modificou ele. Em outras palavras, a coluna direita mostra o que você modificou, a coluna a esquerda, mostra o conteúdo original.

SporeMaster #5
Cada pasta agrupa vários arquivos. Normalmente, nos podemos identificar o que queremos modificar pelo nome da pasta ou do arquivo. Por exemplo, a pasta “gametuning~” agrupa uma grande parte de valores da maioria dos estágios. O arquivo “spacesolarsystem~.prop.xml” que fica dentro da pasta “gametuning~” define alguns valores dos sistemas planetários do jogo, tais como as chances de haver planetas gasosos em um sistema planetário, chances de haver luas, anéis, número máximo ou mínimo de planetas, enfim, várias coisas relacionadas aos sistemas solares do jogo.

Você pode identificar outras pastas e arquivos pelo nome. Abaixo, 5 exemplos de arquivos que se encontram dentro da pasta “gametuning~”:

colony_limits~.prop.xml –> Define os limites de tamanho, expansão, e o número máximo de especiarias produzidas em suas colônias, no estágio espacial.

spacecamera.prop.xml –> Aqui fica a maioria das coisas relacionadas a câmera do jogo no Estágio Espacial.

spacecombat.prop.xml –> Aqui fica a maioria das coisas relacionadas aos combates de naves do jogo, tais como a saúde de sua nave, de seus aliados, de seus inimigos, recompensas ao destruir cidades ou naves, e muitas outras coisas.

spaceeconomy.prop.xml –> Várias coisas relacionadas a economia do jogo, tais como custo para interromper uma guerra, comprar um sistema, dinheiro inicial, e muitas outras coisas.

spaceufo~.prop.xml –> Aqui fica vários valores relacionados a sua nave, tais como velocidade, tamanho, e muitas outras coisas.

Para editar um arquivo, apenas dê um duplo clique na pasta que você deseja modificar, e logo depois, comesse a modificar o arquivo selecionado pela área a direita. Repare que existem vários números. Você apenas poderá modificar esses números! Por isso, não tente apagar nenhum símbolo ou letra, pois pode causar erros em seu mod! Clique no botão “Modify” na barra superior a área de edição. E comesse a editar!

SporeMaster #6 
E muito, muito importante que você saiba pelo menos, um pouquinho de Inglês, pois todos os valores estão em Inglês. Se você não sabe, use o Google Translate para traduzir algumas palavras. Nunca modifique algo sem saber o que está fazendo!

5). Acabou de modificar? Vamos finalizar agora! Depois de acabar de modificar tudo o que você queria, chegou a hora de compactar. Para isso, clique novamente na aba “Mod”, na parte superior do SporeMaster. Clique no botão “Pack”, e espere alguns segundos. Pronto! Seu mod está compactado e salvo no diretório que você escolheu. 

image 

Atenção! NÃO modifique o nome do seu mod depois de edita-lo! Isso poderá causar um erro, e impedira que o programa compacte o seu mod! Lembre-se sempre de escolher um nome e salvar seu mod antes de começar a fazer seu mod!

Pronto! Seu mod está feito. Vá para onde você salvou, no passo 3), e copie o arquivo .package e cole dentro da pasta “Data” do seu Spore. Feche o SporeMater e vá testar seu novo mod! Não sabe instalar mods no jogo? Aprenda a instalar mods no Spore aqui!

Bem pessoal, é isso, eu espero que ajude a todos. Lembre-se, e muito provável que seus primeiros mods, talvez, não façam efeito nenhum ou travem seu jogo. Se isso acontecer, use o nosso Fórum, poste seu problema e o que você modificou, e a nossa equipe irá te ajudar a corrigir o defeito. Continue a modificar e a fuçar no SporeMaster, e você vai encontrar muita coisa legal, talvez, uma coisa que ninguém nunca modificou.

No próximo tutorial, nos iremos aprender mais coisas, fiquem de olho na SporeModding!

Participe do nosso Fórum, e compartilhe seus conhecimentos de mods ou faça pedidos de mods para nossos membros!

E se você e Modder, e quer entrar para a nossa equipe, entre em contato pela página de Contato.

Tutorial completamente feito pela SporeModding. Dê os créditos!
Imagem #3 e #8 copiada do Sporedum

=D.

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  1. Sasori
    março 7, 2009 às 9:00 pm

    so que o unico problema e que o spore master 2.0 da erro e nao entra …
    se nao desse esse erro eu criaria mt mais mts mods!!!

  2. março 7, 2009 às 9:02 pm

    Ok, me diga qual o erro que aparece, para que eu possa te ajudar! =D

  3. Sasori
    março 7, 2009 às 9:25 pm

    aparece o segunte …
    Spore master 2.0 Beta encontru um erro e presisa ser fechado.

    enviar relatorios de erros ou nao enviar

    =\

  4. dark-galaxi
    março 7, 2009 às 9:29 pm

    eu uso o windows vista,e quando eu abro para de funcionar e nao da nada,me ajuda aew,vlw 😀

  5. Bloodcurse
    março 7, 2009 às 10:30 pm

    Tambem estou com alguns problemas.
    este :
    “O SporeMaster encontrou um problema e precisa ser fechado. Lamentamos o inconveniente.
    Se você estava no meio de alguma operação, as informações nas quaos você estava trabalahndo podem ter sido perdidas.”

    Não consegue abrir, abre essa janela e a update Index.

  6. mat
    março 7, 2009 às 10:35 pm

    o meu tambem !!!

  7. mat
    março 7, 2009 às 10:38 pm

    OLHA A FOTO !!!

  8. Mephit
    março 7, 2009 às 10:48 pm

    logo quando eu clico no SporeMaster.exe aparece “Spore Master deixou de funcionar” (uso windows vista) ai eu tenho que fechar

  9. mariano
    março 8, 2009 às 12:55 pm

    vlw ai revigoe , ai sasori 9 shippuden xD) ve se baixa de novo na primeira vez que eu baixei naum funciono , ai baixa de novo pra ver se funciona o negocio , ah e revigoe vc sabe se vai sair uma nova versao do sporemaster o 3.0 ?

  10. kellisson
    março 8, 2009 às 2:06 pm

    da um erro de upack packges
    e aparece um monte de coisa

  11. Gustavo
    março 8, 2009 às 6:21 pm

    Tambem estou com o mesmo erro, podem me ajudar ?

  12. março 8, 2009 às 10:18 pm

    Pessoal, tente fazer o seguinte:

    1. Atualize o .NET Framework para a versão 3.5 SP1! O SporeMaster só funciona com ele atualizado para versão 3.5 SP1! Abaixo, o link para download:

    http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=ab99342f-5d1a-413d-8319-81da479ab0d7&displaylang=en

    2. Vocês precisam abrir o arquivo “Spore_Game.package” DENTRO DA PASTA DATA DO SPORE! Não abram nenhuma copia desse arquivo, tem que ser o “Spore_Game.package” dentro da pasta Data do Spore. Por tanto, quando clicarem em “New”, selecione o arquivo Spore_Game.package” dentro da pasta DATA do Spore.

    3. Tente fazer o Download do SporeMaster por esse link abaixo:
    http://forums.civfanatics.com/attachment.php?s=1017b4f2fa577fce586160edab91f2e3&attachmentid=197242&d=1229295226

    Se não adiantar, comentem para que possamos encontrar novas soluções! 😉

  13. março 8, 2009 às 10:19 pm

    E também, tentem remover todos os diretórios que estiverem naquele campo, na aba “Spore Packages”, e so deixe o diretório do arquivo “Spore_Game.package” selecionado.

    • dezembro 30, 2010 às 10:10 pm

      oche esse dai que voce mandou atualizar é o 2.0 e nao o 3.5

  14. Mat
    março 9, 2009 às 12:36 am

    eu queria fazer
    um MOD que modifique
    planetas ‘saves’
    [NO ESTAGIO ESPACIAL]

  15. março 9, 2009 às 12:38 am

    Como assim?

  16. Meh
    março 10, 2009 às 7:11 pm

    Is this safe to my game?

  17. março 11, 2009 às 12:05 am

    YES! =D

  18. Henrique
    março 12, 2009 às 1:11 am

    Ai, nao to conseguindo cria um mod q mostre os achivements secretos, eu ja tentei bota false, deleta a frase, mas nada funciona D=

  19. GabrielSpore
    abril 4, 2009 às 4:35 am

    meu SporeMaster não fuciona ja atualizei o .NET Framework e ainda diz que deu um erro e precisa ser fechado
    HELP-ME

  20. abril 4, 2009 às 8:34 am

    Você atualizou para a versão 3.5 SP1? Tem que ser SP1.

  21. Kicklol
    abril 7, 2009 às 6:38 pm

    Ei, vcs ensinaram o basico, mas acho que poderia ter alguns exemplos de como fazer mods la na pasta files.

  22. abril 10, 2009 às 10:44 pm

    Ah? Esse tutorial, na verdade, é tudo que você precisa saber pra criar um mod.

  23. wesley
    abril 12, 2009 às 8:02 pm

    eu quero fazer um mod de complexividade infinita pro jogo versão 1.03 … oque devo fazer ?

  24. abril 12, 2009 às 8:33 pm
  25. wesley
    abril 12, 2009 às 9:19 pm

    eu conheço esse mod mas não concigo usar ele …
    eu add na pasta data mas ele não fuciona …
    é necessario fazer alguma ativação do mod ou colocar algum cheat pra ativar ??? ou so colar na pasta data mesmo ???

  26. wesley
    abril 12, 2009 às 9:53 pm

    alias dexa queto , vlw dessa vez pego ! legal , ja fiz uma criatura massa …

  27. Gabriel
    abril 12, 2009 às 9:55 pm

    Pegue um dos arquivos que está compactado e bote na pasta Data. 😀

  28. GabrielSpore
    abril 13, 2009 às 7:19 pm

    eu atualizei pelo site que você falou revigoe8 e ainda não fuciona eu quero criar mods

  29. abril 14, 2009 às 12:40 pm

    Tem certeza que atualizou para a versão 3.5 SP1? Você desinstalou a versão antiga antes? Lembre-se que o .Net Framework não tem nada a ver com o Spore.

  30. GabrielSpore
    abril 14, 2009 às 9:49 pm

    Fiz tudo isso DE NOVO e ai deu certo e eu tinha certeza que tinha feito tudo isso antes.

  31. Epic Killer
    abril 15, 2009 às 3:10 pm

    aff eh impossível
    mat,existe um mod assim
    Eh o Any Tools + Any Planet
    caras,se vcs n conseguem entrar no Sporemaster,intaum esperem e peçam ao Revigoe(se é q ele sabe)criar um mod do jeito q vcs querem.E se ele num souber(sem ofensas)esperem vir um mod do jeitinho q vcs querem e se divirtam com os novos!!
    eu amei os mods novos,aqueles de armas,o betterspore,e mtos outros.Eu consegui criar um mod que JUNTA todos os mods bons pra mim
    Ele se chama UnlimitedSpore Power 2000.Mas ele n tem aqui :)!!

  32. Epic Killer
    abril 15, 2009 às 3:12 pm

    me lembro de uma época de uma mina com nick ‘burra’ q tava gamando no Revigoe8 😀
    depois ela foi pra burra ou esperta(alguma coisa assim)
    e,depois de uns 2 meses,ela pidiu o MSN no revigoe…
    aueahueahue

  33. maio 17, 2009 às 3:43 pm

    ei tem algum programa pra criar partes do spore??

  34. maio 18, 2009 às 4:03 pm

    Ainda não… Tem um projeto ai de um programa assim, mas ele está parando agora. =\

  35. carlos
    maio 27, 2009 às 10:30 pm

    O meu funcionou to criando varios mods

  36. mestrelucks
    junho 16, 2009 às 9:09 pm

    tipo quando vo procura o spore_game.package na pasta data do spore n tem nada com esse nome quando eu abro a pasta data com o sporemaster ele n encontro nenhum arquivo package, gosaria de ajuda pos n tenho esse tal de spore_game.package

  37. Snakepit
    junho 21, 2009 às 5:11 am


    o meu da esse erro!!!
    oq eu faço!!!!!!
    eu ja tentei atualiza o .net framework e nao deu!
    pq da esse erro????
    windows xp service pack 3

  38. junho 21, 2009 às 7:18 am

    Você realmente precisa do .NET Framework Passaport 3.5 SP1 para rodar o SporeMaster.
    http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=ab99342f-5d1a-413d-8319-81da479ab0d7&displaylang=en

    Porque você não conseguiu atualizar o .Net Framework? =S

  39. Snakepit
    junho 21, 2009 às 3:36 pm

    é pq ele fica perdendo a conexão com o servidor
    daí uma hora ele cancela

  40. Snakepit
    junho 21, 2009 às 3:41 pm

    agora ta dando pra atualiza!!
    acho q vai dar!!

  41. Snakepit
    junho 21, 2009 às 3:52 pm

    VLW!!!
    consegui atualiza e deuuuu!!

  42. sporedoidoxereta/revigoe100
    junho 24, 2009 às 7:02 pm

    esa tal mina mudo pra miuda.com hauhauhaua
    ve la na sessao “quem são os Grox”

  43. sporedoidoxereta/revigoe100
    junho 24, 2009 às 7:04 pm

    p.s.:esse traco de spore master e mais dificil q ler japones em braile(e eu consigo ler d VERDADE mas NÃO sou cego HEIn,fica esperto!).

  44. Link
    julho 2, 2009 às 5:54 pm

    quando vou fazer o unpack do spore_game.package nao e aparece isto System.io.directorynotfoundexecipion:nao foi possivel encontrrar parte do caaminho c:\documentsand setings\user\ambiente de trabalho\sporemaster 2.0 beta\(spore)|data\Spore_Game.package.
    em systen io_erro.wimioerror… que devo fazer xa fiz os dowmlods do sporemaster do net framework o patch 1.03 oque fazo agora??

  45. gabral14
    julho 6, 2009 às 3:16 pm

    que feio isso é trapaça!!!!!

    eu gostei
    xD

  46. Douglas
    julho 8, 2009 às 12:12 am

    sees podem fazer um mod que tenha roupas humanas/?

  47. Diego
    julho 21, 2009 às 7:54 pm

    eu fix down do spore master e descompactei mas quando clico nele ele deixa de foncionar de imediato
    please ajudeme!!

  48. julho 23, 2009 às 9:43 am

    Atualize seu .NET Framework Passaport para a versão 3.5 SP1.

  49. Root's
    julho 31, 2009 às 2:20 am

    Fala Revigoe8… Blza ?
    Cara to com uma duvida, estou tentando modificar o limitador de vôo para o estágio espacial, ou seja, conseguir viajar entre os planetas sem aquela limitação chata que temos no começo, (ou pelo menos aumentar a limitação para conseguir ir mais longe que o normal). Depois que descompacto o Spore_Game.package faço tudo exatamente como manda o Tutorial, mais não sei qual o arquivo que devo modificar exatamente, fiz uma modificação em um arquivo mais não deu certo. Será que você pode me ajudar? Estou jogando com o patch 1.05 do Spore.

  50. Miguel34
    setembro 13, 2009 às 3:15 pm

    Não funciona, quando eu clico em “Unpack” da este erro:
    Error unpacking packages (é o titulo do erro).
    Eu já Atualize o NET Framework Passaport para a versão 3.5 SP1.
    Eu queria tanto fazer um mod…

  51. leandro gabriel
    outubro 8, 2009 às 6:21 pm

    existe um mod pra no estagio espacial nos sermos amigos dos grox???

  52. romeu
    outubro 26, 2009 às 5:20 pm

    com este programa da pra criar mods pra o gta san andreas ou outro tipo de jogo?

  53. novembro 7, 2009 às 11:36 am

    Não está funionando comigo.

    D:

  54. mateus
    novembro 19, 2009 às 9:28 am

    revigoe8,eu tenho a versao q precisa do NET Framework Passaport,quando eu clico em unpack aparece q n pode achar o caminho de num sei o q……
    o q eu faço para resouver esse problema??

  55. novembro 19, 2009 às 7:21 pm

    Ahhhhhh Revi!! HELPHERE no meu fala que não foi possível localizar uma parte do caminho ,e ja tenho o NET Framework Passaport 3.5 SP1 , windows xp mas não vai , ja instalei o progama 2 vezes não resolve… EU QUERO FAZER MEU MOD!!!!!!!!!!!

  56. Angelo
    dezembro 8, 2009 às 5:42 pm

    Vou tentar criar 100.000.000.000. mods,e quando acabar,vou postar aqui!

  57. Angelo
    dezembro 8, 2009 às 5:43 pm

    brincadeira,so vou criar 3 ou 6 mods,mas vou postar aqui.

  58. dezembro 8, 2009 às 6:48 pm

    O meu SPORE e Pirata Revigoe vc sabe se da algun problema se eu baixar MODs ou criar algun? Á outra coisa quando eu jogo o meu SPORE a INTERNET paraliza

  59. Aruncard
    dezembro 19, 2009 às 6:47 pm

    Eu não to conseguindo descompactar.eu ja atualizei NET Framework Passaport 3.5 SP1,o meu spore e original e eu uso o windowns xp mais continua dando o erro ´´Erro unipacking pachages“!!!!
    Algem pode me ajudar???
    eu to querendo muito criar um mod!!!
    flw

  60. Lipe
    janeiro 9, 2010 às 7:18 pm

    Como eu mudo o alcance da nave (alcance quando voce vai de um sistema solar a outro)
    To procurando isso mas nao encontro

  61. Angelo
    janeiro 10, 2010 às 4:17 pm

    Ola galera,vou criar um mod dos grox,o mais personalizado e evoluido de TODOS!!

  62. Angelo
    janeiro 10, 2010 às 4:19 pm

    Olha mudaram minha carinha, de amarelo para verde, legal.

  63. janeiro 11, 2010 às 11:55 pm

    RRRRRRR vou rosnar mas um pouco se não funcionar dessa vez!

  64. Sporeano 20010
    janeiro 23, 2010 às 3:58 pm

    O meu spore é o aventuras galáticas como eu crio mods

  65. Sporeano 20010
    janeiro 23, 2010 às 4:25 pm

    eu baixei como eu atualizo o NET Framework

Comment pages
  1. março 9, 2009 às 10:41 pm
  2. março 10, 2009 às 10:07 pm
  3. abril 2, 2009 às 6:17 am
  4. janeiro 9, 2010 às 1:58 pm
  5. janeiro 9, 2010 às 1:59 pm

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