Como criar Mods para o Spore – Básico
A SporeModding, finalmente, possui uma equipe de Modders. A parti de hoje, vocês poderão conferir muitas modificações e tutoriais totalmente feitos pela SporeModding. A nossa equipe de Modders irá ajudar a todos, lançando tutoriais em linguagens fácil, que irão conduzir a você, criar seus próprios mods, de forma fácil e simples. A maioria dos tutoriais serão explicativos, outros, como este, poderão ser usados em geral, e são extremamente importantes para você começar a criar seus mods.
Neste tutorial, nos iremos aprender o básico para criar uma modificação usando o SporeMaster. O SporeMaster, atualmente, é de longe a melhor ferramenta para criação de mods para o Spore. Com uma interface simples, em apenas alguns cliques, você já pode começar a modificar seu jogo. Leia o tutorial com calma, e siga passo a passo, com o SporeMaster aberto. Vamos lá!
Requerimentos:
– SporeMaster 2.0 Beta.
– Spore (Recomendado com o Patch 1.03).
– Windows XP ou Vista.
1). Faça o Download do SporeMaster 2.0 Beta, logo acima. Depois de extrai-ló, abra o programa pelo arquivo “SporeMaster.exe” (Não possui um ícone). Talvez, irá demorar algum tempo para abrir, não se preocupe. Você irá ver uma tela como a foto abaixo.
2). Vamos começar! Na parte superior do SporeMaster, clique na primeira aba “Spore Packages”. Logo em seguida, localize e clique no botão “New”. Uma janela irá se abrir. Selecione o arquivo “Spore_Game.package”, que se localiza dentro da pasta “Data” do seu Spore. É esse arquivo que nos iremos aprender a modificar, por enquanto. Logo depois de selecionar este arquivo, o diretório dele irá aparecer logo abaixo dos botões. Confira se eles aparecem. Agora, clique no botão “Unpack”, na parte inferior do SporeMaster. O programa irá descompactar o arquivo .package que selecionamos, para podermos edita-ló. Isso pode demorar alguns minutos, seja paciente! Confira a foto abaixo, explicando de forma mais detalhada.
3). Quando o processo de descompactação acabar, finalmente, você poderá iniciar sua edição. Para isso, nos iremos até a aba “Mod”, no topo do SporeMaster. Lá, clique no botão “Create”. Escolha um nome para o seu mod, de preferencia, não adicione espaço entre o nome. Quando acabar de escrever um nome para o seu mod, clique no botão “Salvar” na janela do Windows. O diretório com o nome do mod deve aparecer no campo de diretório, que fica ao lado do botão “Create”. Grave esse diretório, pois seu mod será criado nele. Confira a foto abaixo.
4). Agora vamos começar a editar! Logo depois de concluir o passo 3, clique na aba “Files”, na parte superior do SporeMaster. Você deve ver várias pastas amarelas. São elas que abriram todo o conteúdo que pode ser editado pelo SporeMaster. Confira a foto abaixo.
A coluna de pastas amarelas a esquerda são as pastas/arquivos originais do Spore. Elas sempre ficam em negrito. Quando alguma pasta ou arquivo fica em negrito na COLUNA DIREITA, quer dizer que você modificou ele. Em outras palavras, a coluna direita mostra o que você modificou, a coluna a esquerda, mostra o conteúdo original.
Cada pasta agrupa vários arquivos. Normalmente, nos podemos identificar o que queremos modificar pelo nome da pasta ou do arquivo. Por exemplo, a pasta “gametuning~” agrupa uma grande parte de valores da maioria dos estágios. O arquivo “spacesolarsystem~.prop.xml” que fica dentro da pasta “gametuning~” define alguns valores dos sistemas planetários do jogo, tais como as chances de haver planetas gasosos em um sistema planetário, chances de haver luas, anéis, número máximo ou mínimo de planetas, enfim, várias coisas relacionadas aos sistemas solares do jogo.
Você pode identificar outras pastas e arquivos pelo nome. Abaixo, 5 exemplos de arquivos que se encontram dentro da pasta “gametuning~”:
– colony_limits~.prop.xml –> Define os limites de tamanho, expansão, e o número máximo de especiarias produzidas em suas colônias, no estágio espacial.
– spacecamera.prop.xml –> Aqui fica a maioria das coisas relacionadas a câmera do jogo no Estágio Espacial.
– spacecombat.prop.xml –> Aqui fica a maioria das coisas relacionadas aos combates de naves do jogo, tais como a saúde de sua nave, de seus aliados, de seus inimigos, recompensas ao destruir cidades ou naves, e muitas outras coisas.
– spaceeconomy.prop.xml –> Várias coisas relacionadas a economia do jogo, tais como custo para interromper uma guerra, comprar um sistema, dinheiro inicial, e muitas outras coisas.
– spaceufo~.prop.xml –> Aqui fica vários valores relacionados a sua nave, tais como velocidade, tamanho, e muitas outras coisas.
Para editar um arquivo, apenas dê um duplo clique na pasta que você deseja modificar, e logo depois, comesse a modificar o arquivo selecionado pela área a direita. Repare que existem vários números. Você apenas poderá modificar esses números! Por isso, não tente apagar nenhum símbolo ou letra, pois pode causar erros em seu mod! Clique no botão “Modify” na barra superior a área de edição. E comesse a editar!
E muito, muito importante que você saiba pelo menos, um pouquinho de Inglês, pois todos os valores estão em Inglês. Se você não sabe, use o Google Translate para traduzir algumas palavras. Nunca modifique algo sem saber o que está fazendo!
5). Acabou de modificar? Vamos finalizar agora! Depois de acabar de modificar tudo o que você queria, chegou a hora de compactar. Para isso, clique novamente na aba “Mod”, na parte superior do SporeMaster. Clique no botão “Pack”, e espere alguns segundos. Pronto! Seu mod está compactado e salvo no diretório que você escolheu.
Atenção! NÃO modifique o nome do seu mod depois de edita-lo! Isso poderá causar um erro, e impedira que o programa compacte o seu mod! Lembre-se sempre de escolher um nome e salvar seu mod antes de começar a fazer seu mod!
Pronto! Seu mod está feito. Vá para onde você salvou, no passo 3), e copie o arquivo .package e cole dentro da pasta “Data” do seu Spore. Feche o SporeMater e vá testar seu novo mod! Não sabe instalar mods no jogo? Aprenda a instalar mods no Spore aqui!
Bem pessoal, é isso, eu espero que ajude a todos. Lembre-se, e muito provável que seus primeiros mods, talvez, não façam efeito nenhum ou travem seu jogo. Se isso acontecer, use o nosso Fórum, poste seu problema e o que você modificou, e a nossa equipe irá te ajudar a corrigir o defeito. Continue a modificar e a fuçar no SporeMaster, e você vai encontrar muita coisa legal, talvez, uma coisa que ninguém nunca modificou.
No próximo tutorial, nos iremos aprender mais coisas, fiquem de olho na SporeModding!
Participe do nosso Fórum, e compartilhe seus conhecimentos de mods ou faça pedidos de mods para nossos membros!
E se você e Modder, e quer entrar para a nossa equipe, entre em contato pela página de Contato.
Tutorial completamente feito pela SporeModding. Dê os créditos!
Imagem #3 e #8 copiada do Sporedum
=D.
so que o unico problema e que o spore master 2.0 da erro e nao entra …
se nao desse esse erro eu criaria mt mais mts mods!!!
Ok, me diga qual o erro que aparece, para que eu possa te ajudar! =D
aparece o segunte …
Spore master 2.0 Beta encontru um erro e presisa ser fechado.
enviar relatorios de erros ou nao enviar
=\
eu uso o windows vista,e quando eu abro para de funcionar e nao da nada,me ajuda aew,vlw 😀
Tambem estou com alguns problemas.
este :
“O SporeMaster encontrou um problema e precisa ser fechado. Lamentamos o inconveniente.
Se você estava no meio de alguma operação, as informações nas quaos você estava trabalahndo podem ter sido perdidas.”
Não consegue abrir, abre essa janela e a update Index.
o meu tambem !!!
OLHA A FOTO !!!
logo quando eu clico no SporeMaster.exe aparece “Spore Master deixou de funcionar” (uso windows vista) ai eu tenho que fechar
vlw ai revigoe , ai sasori 9 shippuden xD) ve se baixa de novo na primeira vez que eu baixei naum funciono , ai baixa de novo pra ver se funciona o negocio , ah e revigoe vc sabe se vai sair uma nova versao do sporemaster o 3.0 ?
da um erro de upack packges
e aparece um monte de coisa
Tambem estou com o mesmo erro, podem me ajudar ?
Pessoal, tente fazer o seguinte:
1. Atualize o .NET Framework para a versão 3.5 SP1! O SporeMaster só funciona com ele atualizado para versão 3.5 SP1! Abaixo, o link para download:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=ab99342f-5d1a-413d-8319-81da479ab0d7&displaylang=en
2. Vocês precisam abrir o arquivo “Spore_Game.package” DENTRO DA PASTA DATA DO SPORE! Não abram nenhuma copia desse arquivo, tem que ser o “Spore_Game.package” dentro da pasta Data do Spore. Por tanto, quando clicarem em “New”, selecione o arquivo Spore_Game.package” dentro da pasta DATA do Spore.
3. Tente fazer o Download do SporeMaster por esse link abaixo:
http://forums.civfanatics.com/attachment.php?s=1017b4f2fa577fce586160edab91f2e3&attachmentid=197242&d=1229295226
Se não adiantar, comentem para que possamos encontrar novas soluções! 😉
E também, tentem remover todos os diretórios que estiverem naquele campo, na aba “Spore Packages”, e so deixe o diretório do arquivo “Spore_Game.package” selecionado.
oche esse dai que voce mandou atualizar é o 2.0 e nao o 3.5
eu queria fazer
um MOD que modifique
planetas ‘saves’
[NO ESTAGIO ESPACIAL]
Como assim?
Is this safe to my game?
YES! =D
Ai, nao to conseguindo cria um mod q mostre os achivements secretos, eu ja tentei bota false, deleta a frase, mas nada funciona D=
meu SporeMaster não fuciona ja atualizei o .NET Framework e ainda diz que deu um erro e precisa ser fechado
HELP-ME
Você atualizou para a versão 3.5 SP1? Tem que ser SP1.
Ei, vcs ensinaram o basico, mas acho que poderia ter alguns exemplos de como fazer mods la na pasta files.
Ah? Esse tutorial, na verdade, é tudo que você precisa saber pra criar um mod.
eu quero fazer um mod de complexividade infinita pro jogo versão 1.03 … oque devo fazer ?
Wesley,use esse MOD aqui:
https://sporemodding.wordpress.com/2009/01/15/improved-complexity-mod-12/
eu conheço esse mod mas não concigo usar ele …
eu add na pasta data mas ele não fuciona …
é necessario fazer alguma ativação do mod ou colocar algum cheat pra ativar ??? ou so colar na pasta data mesmo ???
alias dexa queto , vlw dessa vez pego ! legal , ja fiz uma criatura massa …
Pegue um dos arquivos que está compactado e bote na pasta Data. 😀
eu atualizei pelo site que você falou revigoe8 e ainda não fuciona eu quero criar mods
Tem certeza que atualizou para a versão 3.5 SP1? Você desinstalou a versão antiga antes? Lembre-se que o .Net Framework não tem nada a ver com o Spore.
Fiz tudo isso DE NOVO e ai deu certo e eu tinha certeza que tinha feito tudo isso antes.
aff eh impossível
mat,existe um mod assim
Eh o Any Tools + Any Planet
caras,se vcs n conseguem entrar no Sporemaster,intaum esperem e peçam ao Revigoe(se é q ele sabe)criar um mod do jeito q vcs querem.E se ele num souber(sem ofensas)esperem vir um mod do jeitinho q vcs querem e se divirtam com os novos!!
eu amei os mods novos,aqueles de armas,o betterspore,e mtos outros.Eu consegui criar um mod que JUNTA todos os mods bons pra mim
Ele se chama UnlimitedSpore Power 2000.Mas ele n tem aqui :)!!
me lembro de uma época de uma mina com nick ‘burra’ q tava gamando no Revigoe8 😀
depois ela foi pra burra ou esperta(alguma coisa assim)
e,depois de uns 2 meses,ela pidiu o MSN no revigoe…
aueahueahue
ei tem algum programa pra criar partes do spore??
Ainda não… Tem um projeto ai de um programa assim, mas ele está parando agora. =\
O meu funcionou to criando varios mods
tipo quando vo procura o spore_game.package na pasta data do spore n tem nada com esse nome quando eu abro a pasta data com o sporemaster ele n encontro nenhum arquivo package, gosaria de ajuda pos n tenho esse tal de spore_game.package
o meu da esse erro!!!
oq eu faço!!!!!!
eu ja tentei atualiza o .net framework e nao deu!
pq da esse erro????
windows xp service pack 3
Você realmente precisa do .NET Framework Passaport 3.5 SP1 para rodar o SporeMaster.
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=ab99342f-5d1a-413d-8319-81da479ab0d7&displaylang=en
Porque você não conseguiu atualizar o .Net Framework? =S
é pq ele fica perdendo a conexão com o servidor
daí uma hora ele cancela
agora ta dando pra atualiza!!
acho q vai dar!!
VLW!!!
consegui atualiza e deuuuu!!
esa tal mina mudo pra miuda.com hauhauhaua
ve la na sessao “quem são os Grox”
p.s.:esse traco de spore master e mais dificil q ler japones em braile(e eu consigo ler d VERDADE mas NÃO sou cego HEIn,fica esperto!).
quando vou fazer o unpack do spore_game.package nao e aparece isto System.io.directorynotfoundexecipion:nao foi possivel encontrrar parte do caaminho c:\documentsand setings\user\ambiente de trabalho\sporemaster 2.0 beta\(spore)|data\Spore_Game.package.
em systen io_erro.wimioerror… que devo fazer xa fiz os dowmlods do sporemaster do net framework o patch 1.03 oque fazo agora??
que feio isso é trapaça!!!!!
eu gostei
xD
sees podem fazer um mod que tenha roupas humanas/?
eu fix down do spore master e descompactei mas quando clico nele ele deixa de foncionar de imediato
please ajudeme!!
Atualize seu .NET Framework Passaport para a versão 3.5 SP1.
Fala Revigoe8… Blza ?
Cara to com uma duvida, estou tentando modificar o limitador de vôo para o estágio espacial, ou seja, conseguir viajar entre os planetas sem aquela limitação chata que temos no começo, (ou pelo menos aumentar a limitação para conseguir ir mais longe que o normal). Depois que descompacto o Spore_Game.package faço tudo exatamente como manda o Tutorial, mais não sei qual o arquivo que devo modificar exatamente, fiz uma modificação em um arquivo mais não deu certo. Será que você pode me ajudar? Estou jogando com o patch 1.05 do Spore.
Não funciona, quando eu clico em “Unpack” da este erro:
Error unpacking packages (é o titulo do erro).
Eu já Atualize o NET Framework Passaport para a versão 3.5 SP1.
Eu queria tanto fazer um mod…
existe um mod pra no estagio espacial nos sermos amigos dos grox???
com este programa da pra criar mods pra o gta san andreas ou outro tipo de jogo?
Não está funionando comigo.
D:
revigoe8,eu tenho a versao q precisa do NET Framework Passaport,quando eu clico em unpack aparece q n pode achar o caminho de num sei o q……
o q eu faço para resouver esse problema??
Ahhhhhh Revi!! HELPHERE no meu fala que não foi possível localizar uma parte do caminho ,e ja tenho o NET Framework Passaport 3.5 SP1 , windows xp mas não vai , ja instalei o progama 2 vezes não resolve… EU QUERO FAZER MEU MOD!!!!!!!!!!!
Vou tentar criar 100.000.000.000. mods,e quando acabar,vou postar aqui!
brincadeira,so vou criar 3 ou 6 mods,mas vou postar aqui.
O meu SPORE e Pirata Revigoe vc sabe se da algun problema se eu baixar MODs ou criar algun? Á outra coisa quando eu jogo o meu SPORE a INTERNET paraliza
Eu não to conseguindo descompactar.eu ja atualizei NET Framework Passaport 3.5 SP1,o meu spore e original e eu uso o windowns xp mais continua dando o erro ´´Erro unipacking pachages“!!!!
Algem pode me ajudar???
eu to querendo muito criar um mod!!!
flw
Como eu mudo o alcance da nave (alcance quando voce vai de um sistema solar a outro)
To procurando isso mas nao encontro
Ola galera,vou criar um mod dos grox,o mais personalizado e evoluido de TODOS!!
Olha mudaram minha carinha, de amarelo para verde, legal.
RRRRRRR vou rosnar mas um pouco se não funcionar dessa vez!
O meu spore é o aventuras galáticas como eu crio mods
eu baixei como eu atualizo o NET Framework