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Como modificar as armas e ferramentas do Spore


A um bom tempo, a SporeModding prometeu lançar um tutorial de criação de mods. O tempo passou, e nos enrolamos. Mais o motivo era que o tutorial era muito grande, e muito complexo, pois o Spore usa diferentes valores e opções para modificar. Por isso, nos resolvemos postar vários tutoriais por partes, ensinando a modificar determinadas coisas do jogo. Deste modo, além de ficar mais fácil aprender a modificar o jogo, você já pode ir pegando experiência nestes tutoriais e partir para a criação de mods mais complexos.

Neste pequeno tutorial, nos iremos aprender a modificar as ferramentas do Spore. Armas, modeladores, ferramentas de comunicação, de terraformação, entre muitos outros. Para facilitar, nos iremos criar um mod que aumenta e melhora vários valores do Laser Nível 3 do Estágio Espacial. A parti dai, você poderá modificar qualquer ferramenta ou arma, e alterar diversos valores delas, como alcance, potencia, nível de poder, e muito mais. Ao passar das semanas, nos iremos aprender a modificar outras coisas do jogo. Mais agora nos iremos aprender a modificar as ferramentas e armas. Vamos lá!

Requerimentos:
– Spore 1.3
– SporeMaster 2.0 Beta.
– Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 Service Pack 1.

Downloads:
Spore Patch 1.3.
SporeMaster 2.0.
Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 SP1

Notas:
– O tutorial e baseado no Patch 1.3, nos não sabemos se funciona com os outros patchs.
– Não se esqueça de instalar o .NET Framework Passaport 3.5 SP1.
– Faça um Backup de seus jogos salvos, se for possível.

Informações importantes:
– Os arquivos .XMLs são os arquivos que estão dentro dos arquivos .package.

Começando…

1. Primeiro, nos iremos fazer uma copia de segurança do arquivo “Spore_Game.package”. Ele se encontra na pasta “Data” do seu Spore. Este arquivo contém praticamente todo o conteúdo editável que o Spore possui. Copie esse arquivo e cole na sua área de trabalho. Se oriente pela foto abaixo.

1C:/Arquivos de programas/Eletronics Arts/Spore/Data

2. Agora, abra o SporeMaster pelo arquivo “SporeMaster.exe”, que vem junto com o arquivo comprimido do programa. A inicialização pode demorar um pouco, dependendo do seu PC. Por isso, tenha paciência. Ao abrir o programa, você irá visualizar a interface principal dele, como mostra a foto abaixo. Repare na legenda na imagem que explica para que serve cada categoria do programa.

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3. Agora vá até a aba “Spore Packages e clique no botão “New”. Selecione o arquivo “Spore_Game.package” que fica dentro da pasta “Data” do seu Spore. Logo depois, selecione o botão “Unpack” lá em baixo. Espere alguns minutos, pois pode demorar.

4. Agora nos iremos começar a editar. Para isso, clique na aba “Mod”, no topo do programa. Logo em seguida, localize e clique no botão “Create”. Escolha um nome para o seu mod e clique em salvar.

5. Todo o conteúdo do arquivo “Spore_Game.package” será descompactado na pasta onde o SporeMaster 2.0 está, na pasta “Spore_unpacked”. Nela existem centenas de pastas e arquivos do “Spore_Game_package”.

6. Agora, volte ao SporeMaster 2.0 Beta, e clique na aba “Files”, no topo do programa. Irá aparecer varias pastas amarelas em arvores expandidas. São aquelas centenas de pastas e arquivos descrito no passo 5. Como nos iremos aprender a editar as armas e ferramentas, nos iremos localizar a pasta “spacetools~”. Lembre-se, localize a pasta “spacetools~” nas pastas amarelinhas da coluna esquerda do SporeMaster. Lembrando as pastas pretas da coluna esquerda são os arquivos originais do jogo, e as pastas prestas da coluna a direita são as pastas ou arquivos modificados por você. Confira a foto.

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7. Agora, clique na pasta amarela “spacetools~” para expandir todas as armas e ferramentas do Spore. Confira a imagem abaixo.

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8. Com todas as ferramentas expandidas, você pode reparar que realmente todas as armas e ferramentas do jogo estão na lista. Você pode modificar qualquer uma, basta saber. Neste tutorial, nos iremos aprender a modificar o Laser nível 3, que e aquele Laser básico que sua nave pode ter, no caso, o Laser nível 3. Para isso, nos iremos localizar o nome “laserlevel3.prop.xml”. Este arquivo e responsável pelo Laser nível 3. Confira a imagem abaixo.

asdasdasd

9. Agora nos iremos editar pra valer. Como mostra a imagem acima, a grande área a direita da tela e a área de edição, onde você pode editar tudo. Nos iremos usa-lá. Em nosso mod de teste, nos iremos alterar a área de dano do laser, remover o uso de energia para usa-lá, aumentar o poder de dano e aumentar a altitude máxima de alcance. Para isso, clique no botão “Modify” logo acima da área de edição, e nos iremos editar os seguintes valores:

1 – <float name="spaceToolDamageArea">0.5</float>
2 – <float name="spaceToolEnergyCost">0.75</float>
3 – <float name="spaceToolMaxDamage">240</float>
4 – <float name="spaceToolMaxRange">200</float>
5 – <float name="spaceToolMinDamage">240</float>

Para aumentar a área de dano do Laser, e assim poder explodir mais naves em apenas um tiro continuo, nos iremos editar a primeira linha. E então nos iremos mudar o valor “0.5” e colocar no lugar “0.8”. Vai ficar assim:

<float name="spaceToolDamageArea">0.8</float>

Para retirar o uso de energia de sua nave para usar o laser, nos iremos alterar a segunda linha. No lugar do “0.75”, nos iremos colocar “0.00”. Vai ficar assim:

<float name="spaceToolEnergyCost">0.00</float>

Para alterar o poder de destruição do laser, e assim, destruir naves e estruturas mais rapidamente, nos iremos alterar a terceira linha. No lugar do “240”, nos iremos colocar “500”. Vai ficar assim:

<float name="spaceToolMaxDamage">500</float>

Para alterar o alcance máximo do laser, e desse modo, poder usar ele em grandes altitudes, nos iremos alterar a quarta linha. No lugar do valor “200”, nos iremos colocar “500”. Vai ficar assim:

<float name="spaceToolMaxRange">500</float>

E para completar, nos iremos modificar o dano mínimo do laser, e assim, deixa-ló mais potente. Nos iremos modificar a quinta linha, e no lugar do “240”, nos iremos colocar o valor “499”. O resultado e:

<float name="spaceToolMinDamage">499</float>

Pronto! O Laser agora já esta perfeito para o uso! Já esta mais potente, mais poderoso e mais econômico.

10. Depois de acabar a edição, nos iremos converter novamente todos os arquivos .XML para .package novamente. Para isso, vá até a aba “Mod” no topo do programa. Clique no botão “Pack”, que fica embaixo do “Unpack”.

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11. Rapidamente, seu mod será convertido para o formato .package e estará aonde você salvou. Pronto. Basta colar o arquivo .package do seu mod na pasta “Data” do seu Spore. Confira a tradução de alguns valores:

spaceToolDamageArea = Área de danos.
spaceToolEnergyCost = Custo de energia de sua nave.
spaceToolMaxDamage = Dano Máximo
spaceToolMaxRange = Alcance Máximo
spaceToolMinDamage = Dano Minimo

Espero que esse tutorial tenha ajudado todas as pessoas que queriam aprender a modificar o Spore.

Por favor, se você quiser copiar este tutorial, dê os créditos, pois foi um trabalho pra fazer ele! 😀

Bom jogo! 😉

  1. Steve
    janeiro 13, 2009 às 2:26 pm

    Já sei fazer isso,aprendi na spore mods,mas se eu não soubesse iria aprender muito com esse tutorial!Ah,e eu não sabia o que era range.Agora sei.
    ;D

  2. Andrey
    janeiro 13, 2009 às 2:31 pm

    Muito massa! mais uma vez, a Spore Modding me serpreende; eu achava que era muito mais complicado criar mods, ja testei e aprovei!

  3. Marianivus (quem quiser me add em amigos no spore)
    janeiro 14, 2009 às 12:03 am

    Muito bom, realmente a spore modding explico muito bemmuito obrigado sporemodding pelos tutoriais , pelas as noticias , os mods e ferramentas. estarei tentando criar um mod 😉

  4. Steve
    janeiro 18, 2009 às 5:42 pm

    Eu já criei vários! ^_^

  5. Margu
    fevereiro 3, 2009 às 10:42 pm

    Obg agora estou trabalhando no mod Grox Commander que desponibiliza usar as coisas dos grox e suas partes especiaissem prescisar entrar no spore hack

    • Nicolas
      janeiro 20, 2011 às 2:24 pm

      repete o passo 3

  6. fevereiro 4, 2009 às 8:58 pm

    Quando eu clico em Umpack (com tudo igual a o tutorial) abre uma mensagem super grande e não funciona.

  7. Renan
    fevereiro 8, 2009 às 11:29 am

    Roger27, não sei se é a mesma coisa que estava aparecendo aqui, mais aqui ele dizia que o arquivo (SPORE)\Data\…. não podia ser encontrado. Se for você pode arrumar assim:

    1- Abra o arquivo “SporeMaster Configuration” no bloco de notas.
    2- Ache a linha “(SPORE)\Data\Spore_Game.package”.
    3- No lugar de (SPORE) você coloca o caminho completo da pasta onde ta o spore. Exemplo “C:\Program Files\Electronic Arts\SPORE\Data\Spore_Game.package”.

    Espero que tenha ajudado, no meu eu resolvi assim.

  8. galtama
    fevereiro 8, 2009 às 9:14 pm

    aqui diz que eu n posso modificar o spore pq isso é contra os direitos do usuário, como faço para burlar isso?

  9. Margu
    fevereiro 9, 2009 às 5:27 pm

    deu erro no meu spore master
    num ke da unpack no troço

  10. Renan
    fevereiro 15, 2009 às 9:20 pm

    @galtama

    talvez você precise estar logado com uma conta que tenha privilégios de administrador para editar os arquivos.

  11. zack
    fevereiro 16, 2009 às 1:47 pm

    da um erro nao consegimos localizar uma parte do caminho

  12. zack
    fevereiro 18, 2009 às 3:54 pm

    da error unpacking packages

  13. zack
    fevereiro 18, 2009 às 3:57 pm

    nao foi possivel localizar c:/downloads/sporeMaster2.0beta/(spore)/data/spore_game.packages

  14. Vinícius Rigotti
    fevereiro 22, 2009 às 2:49 pm

    Q trabalhera:-o

  15. zsdiogo
    fevereiro 22, 2009 às 2:55 pm

    dentro da pasta nao apareçe o laser. Não apareçe nada com L

  16. imperio 1 plux
    fevereiro 24, 2009 às 10:55 pm

    como cria partes??

  17. henrique
    fevereiro 25, 2009 às 8:51 am

    awe galera queria dar uma estudada ai na criação de MoDs para spore conheço um pouco de VisualBasic um pouco de XML ( de sites mais mesmo assim acredito que não seja muito diferente se for e so aprende ) queria algumas informaçoes tipo como adicionar novos itens de todo tipo pois não achei como nesse editor do spore como adicionar novas coisas e fazer o jogo ler so isso o resto depois eu pergunto se presisar queria uma resposta meu msn voces-me-conhecem_blz@hotmail.com espero criar alguma modificação decente para o jogo eu queria de preferencia adicionar coisas pois não gosto de mecher no que ja esta pronto ( usar alguma coisa pronta como base sim mais editala não ) pois creio eu que sabendo como adicionar e não subbistituir eu poderia colocar as partes ocultas do estagio celula claro se as mesmas ja tiverem suas animaçoes prontas pois não sei mecher com essa parte mais quem sabe posso aprender tudo depende da ajuda das pessoas ai vai mais algumas perguntas quem vão me ajudar se respondidas se não eu procuro fazer oque la vai:

    em que arquivos estão as partes ocultas do estagio celula

    onde estão as normais tambem

    alguem ja sabe com quais os nomes dos arquivos que deverão ser editados para que o jogo carregue a adição de de itens ja que creio eu que ( quando se faz modificaçoes as mesmas ja tem seu parametros escritos para que sejam carregadas com o jogo no caso numa modificação vc somente altera os valores dos eventos que ocorem quando vc fais alguma coisa )

    ADM espero que vc possa ajudar nisso mais eu aceito ajuda de todos

    espero que alguem entre em contato logo.

  18. henrique
    fevereiro 25, 2009 às 9:01 am

    creio eu que ainda não fizeram nenhum programa para que possamos checar os parametro configurados estão certos somente entrando no jogo mais uma coisa alguem poderia digamos mi passar a arvore de ligação dos arquivos tipo eu edito exemplo cell_parts adiciono mais uma part isso vai afetar quais arquivos tipo quais arquivos terei que mudar para exemplo adicionar animação daquela parte etc..
    estou perguntando muita coisa ta certo mais todo mundo que trabalha com algum tipo de programação sabe quequanto mais informação ja estiver pronta mais rapido o serviço tambem fica pronto

  19. henrique
    fevereiro 25, 2009 às 9:05 am

    antes que voces falem que é impossivel eu so vou dizer que eu pretendo adicionar as partes ocultas ao modo de jogo normal e não criar novas ( realmente isso e dificil ) sabendo que as partes ocultas estão quase prontas seria mais facil espero que alguem intenda e não fique fando isso não da fulano ja tento e não deu pq vc acha que vc consegue eu não disse que consigo mais eu quero ao menos tentar ok espero que alguns pelo menos colaborem

  20. henrique
    fevereiro 25, 2009 às 9:16 am

    sei que ja escrevi demais mais até onde eu sei double post e para foruns me desculpem se quebre as regras mais não tinha como editar as mensagens que eu ja tinha enviado
    mais uma coisa isso eu somente penso na criação criação mesmo de novas partes se tivessemos algum programa que permitice a edição das animaçoes poderiamos simplismente pegar alguma parte ja pronta duplicala e somente editar sua aparencia e algumas partes do formato não editando nada que que esteja em contante movimento tipo numa perna somente ditariamos as canelas ja que os joelhos estão em contante movimento e seria muito complicado mecher com eles as canelas exemplo poderiamos até alterar o seu formato desde que isso não tivesse nenhuma interferencia no movimento do joelho ja que como eu vi uma pessoa editou um oculos acho que isso e perfeitamente possivel ta certo que achar programas que abram todos os arquivo para ediçaõ das animaçoes e outras coisas mais quem procura acha e eu acho que com vontade acharemos os programas nessesarios para editar cada parte lembrense espero respostas meu msn ta um pouco assima em no meu primeiro post…

  21. Oddii02
    março 6, 2009 às 8:37 pm

    cara qual mod permite que eu crie vestimentas assimetricas para minhas criaturas?

  22. carlos752
    março 6, 2009 às 9:28 pm

    como resolve o erro do “error unpacking files” onde ele diz que não foi possivel localizar uma parte do caminho?

  23. março 7, 2009 às 2:41 pm

    Você abriu o arquivo spore_game.packages dentro da pasta data, do spore?

  24. carlos752
    março 7, 2009 às 8:39 pm

    aham

  25. leolar
    março 12, 2009 às 1:34 pm

    nao acho a pasta data (em arquivos de programas tem: eletronic arts dentro de eletronic arts tem: spore_BP1 e EADM dentro de spore_BP1 nao tem nada com data. X(

  26. leolar
    março 12, 2009 às 1:42 pm

    e nao ta na EADM tb! XC

  27. vitor351
    março 12, 2009 às 6:02 pm

    Na ora que eu abro o SporeMaster 2.0 beta aparese duas pastas uma cun dois pontos e a outra com o nome SporeMaster 2.0 ai eu clico na que tem o nome SporeMaster 2.0 ai aparese uma pasta com o nome SporeMaster.exe ai eu clico e da erro oque eu fasso?

  28. leolar
    março 13, 2009 às 2:24 pm

    achei mas quando eu acesso o SporeMaster.exe diz:
    SporeMaster has encountered a problem and needs to close. We are sorry for the inconvenience.

    Send Error Report Don’t Send

  29. spooooo
    março 14, 2009 às 6:45 pm

    quando inicio o sporemaster diz logo que deixou de funcionar e diz que esta a procurar uma soluçao mas nunca a encontra.
    o que faço para resolver esse problema???

    PS:ja tenho instalado o microsoft .NET framework 3.5 SP1

  30. leolar
    março 16, 2009 às 10:32 pm

  31. leolar
    março 16, 2009 às 10:46 pm

    tem algum lugar especifico para salvar o Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 Service Pack 1.
    Eu salvei na pasta spore

  32. vitor351
    março 17, 2009 às 8:13 pm

    Eu to baixandooque tu mando revigoe8 mais a barrinha ja carregou e so dis”a taxa de transferencia e de 26 KB/seg.” e ai oque eu fasso aperto em caselar ou faso outra coisa?

  33. leolar
    março 17, 2009 às 10:37 pm

    obrigado agora entendi 😉

  34. vitor351
    março 18, 2009 às 2:07 am

    Eu baichei so que quando eu clico em “New” eu não encontro o”Spore_Game.Package” e ai oque eu fasso?

  35. março 18, 2009 às 8:45 am

    O “Spore_Game.package” está dentro da pasta “DATA” do seu Spore. Normalmente, em “C:/Arquivos de programas/Eletronics Arts/Spore/Data”.

  36. vitor351
    março 18, 2009 às 6:29 pm

    eu achei a pasta da Eletronics Arts so que dentro não tem a pasta Spore e ai oque eu faso?

  37. vitor351
    março 18, 2009 às 6:38 pm

    como eu encontro a psta data do Spore

  38. leolar
    março 18, 2009 às 7:28 pm

    fassa a pesquisa de pasta e procure nos Documentos(D:)

  39. leolar
    março 18, 2009 às 7:29 pm

    eu achi assim 😉

  40. leolar
    março 18, 2009 às 7:29 pm

    achei ;p

  41. Como ??
    abril 16, 2009 às 7:50 pm

    Eu Nao Consigo !!! olha eu comprei o Spore E Baxei esses Negocios Ai !!! Nnao Deu Certo o Que Faço ?

  42. Andrey
    abril 27, 2009 às 8:27 pm

    oi revigoe8 o meu problema e o seguinte toda fez que eu cliko em unpack ele da uma mesnsagem de erro falando que nao foi possivel localizar o arquivo e isso e com todos os arquivos do spore o que que eu faço agora?

  43. Andrey
    abril 27, 2009 às 8:39 pm

    sem falar que eu fiz uma copia de segurançã do spore.packpage na area de tralahnho e nao funfo

  44. IgorC
    maio 12, 2009 às 7:29 pm

    Para instalar esse Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 SP1, eu preciso ter o service pack 1? tem problema eu instalar tendo o SP2?

  45. maio 14, 2009 às 11:32 am

    Talvez funcione. Tente abrir o programa com sua versão. Se não funcionar, instale o SP1.

  46. KamusHawk
    maio 24, 2009 às 1:32 am

    Muito bom o tutorial ^^
    Aprovado~

  47. carlos
    maio 27, 2009 às 8:17 pm

    funciona modifiquei prestou revigoe8 valeu pelo tutorial

  48. Kicklol
    junho 27, 2009 às 7:39 pm

    Tipo eu queria saber como fas pra deixar certos itens infinitos..
    se puder me ajudar valeu ai

  49. Shendon
    julho 14, 2009 às 11:42 pm

    Queria sabia qual eh o nome do MegaLaser

  50. Breno
    julho 15, 2009 às 1:38 pm

    Como saber se meu spore é original?

  51. Bruno
    julho 29, 2009 às 10:50 pm

    Breno,se seu spore for pirata,não conecta na SporePédia

    Shendon,o mega laser é provavelmente o laserlv3

  52. Bruno
    julho 31, 2009 às 4:43 pm

    Revigoe,instalei tudo,e quando eu vou abrir o quais,aparece:Error,num entra,num entra e num entra!

  53. Bruno
    julho 31, 2009 às 4:48 pm

    Alguem me ajuda com o SporeMaster?Me add no msn: tvcaos@hotmail.com

  54. agosto 14, 2009 às 12:13 am

    Por favor, me ajudem, eu baixei as atualizações, as 3! e desde a primeira até a terceira, disse que eu estava com o jogo desatualizado .. E isso apareceu na instalação do patch 1.1! Me ajudem aew, tem alguma atualização antes disso ? Obs: é pirata .. Obrigado ;D

  55. agosto 14, 2009 às 12:17 am

    E, devido a isso, eu não consigo usar o sporemaster .. Eu até consegue editar, eu boto na pasta ‘DATA’ e tal, mas não faz diferença .. ;s ajuda aew plz

  56. agosto 14, 2009 às 10:10 pm

    ow, mal aí, eu não sabia ;mas tipo, eu preciso mesmo de ajuda ali ..

  57. Felipe
    setembro 15, 2009 às 10:38 pm

    os mods criados com esse programa funcionam com todas as expanções e com o patch 1.5.1

  58. outubro 13, 2009 às 11:13 pm

    revigeoe no passo 5 eu clico no pack e ai da esse erro veja
    error sistem bla bla bla bla bla bla o que eu faço ???

  59. Angelo
    dezembro 8, 2009 às 2:44 pm

    Estive,passa um do seus mods pro revigoe postar aqui.Isso se vc quiser.

  60. cziro
    fevereiro 1, 2010 às 4:02 pm

    O MEU SPORE MASTER N FUNCIONA DIZ PARA ENVIAR O RELATORIO DE ERROS quando eu vou clicar na pasta sporemaster.exe nem da para chegar no numero 2- do manual diz como eu posso corridir isso ai pf

  61. Angelo
    fevereiro 2, 2010 às 10:06 am

    cziro,você baixou o patch 1.3?

  62. fevereiro 7, 2010 às 8:18 am

    como isntala patch, sou novato em spore

  63. Joe
    fevereiro 13, 2010 às 2:40 pm

    Ei vlw, pelo tutorial, ele ajudara muito os novatos.

  64. heron10
    fevereiro 21, 2010 às 11:43 am

    gente pf me fala
    tem algum geito de converter mods para os outros patches?
    tipo
    o mod e compativel com o patch 3 e tenho o patche 5
    tem geito de transforma ele compativel com o 5?

  65. renato
    maio 5, 2010 às 4:06 pm

    cziro,execute os programas:spore 3v e aqule de windows
    o meu é flasificado mas deu certo,façav isso:)

    comment by:Brasilia

  66. Lucas
    setembro 14, 2010 às 7:04 pm

    nao consegui

  67. Alex
    janeiro 7, 2011 às 8:55 pm

    eu gostaria de um mod que pudesemos escolher o que os veiculos iriam atirar, e/ou que as estruturas atirasem!

  1. março 10, 2009 às 10:08 pm
  2. abril 2, 2009 às 6:17 am
  3. janeiro 9, 2010 às 1:59 pm

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