Como modificar as armas e ferramentas do Spore
A um bom tempo, a SporeModding prometeu lançar um tutorial de criação de mods. O tempo passou, e nos enrolamos. Mais o motivo era que o tutorial era muito grande, e muito complexo, pois o Spore usa diferentes valores e opções para modificar. Por isso, nos resolvemos postar vários tutoriais por partes, ensinando a modificar determinadas coisas do jogo. Deste modo, além de ficar mais fácil aprender a modificar o jogo, você já pode ir pegando experiência nestes tutoriais e partir para a criação de mods mais complexos.
Neste pequeno tutorial, nos iremos aprender a modificar as ferramentas do Spore. Armas, modeladores, ferramentas de comunicação, de terraformação, entre muitos outros. Para facilitar, nos iremos criar um mod que aumenta e melhora vários valores do Laser Nível 3 do Estágio Espacial. A parti dai, você poderá modificar qualquer ferramenta ou arma, e alterar diversos valores delas, como alcance, potencia, nível de poder, e muito mais. Ao passar das semanas, nos iremos aprender a modificar outras coisas do jogo. Mais agora nos iremos aprender a modificar as ferramentas e armas. Vamos lá!
Requerimentos:
– Spore 1.3
– SporeMaster 2.0 Beta.
– Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 Service Pack 1.
Downloads:
– Spore Patch 1.3.
– SporeMaster 2.0.
– Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 SP1
Notas:
– O tutorial e baseado no Patch 1.3, nos não sabemos se funciona com os outros patchs.
– Não se esqueça de instalar o .NET Framework Passaport 3.5 SP1.
– Faça um Backup de seus jogos salvos, se for possível.
Informações importantes:
– Os arquivos .XMLs são os arquivos que estão dentro dos arquivos .package.
Começando…
1. Primeiro, nos iremos fazer uma copia de segurança do arquivo “Spore_Game.package”. Ele se encontra na pasta “Data” do seu Spore. Este arquivo contém praticamente todo o conteúdo editável que o Spore possui. Copie esse arquivo e cole na sua área de trabalho. Se oriente pela foto abaixo.
C:/Arquivos de programas/Eletronics Arts/Spore/Data
2. Agora, abra o SporeMaster pelo arquivo “SporeMaster.exe”, que vem junto com o arquivo comprimido do programa. A inicialização pode demorar um pouco, dependendo do seu PC. Por isso, tenha paciência. Ao abrir o programa, você irá visualizar a interface principal dele, como mostra a foto abaixo. Repare na legenda na imagem que explica para que serve cada categoria do programa.
3. Agora vá até a aba “Spore Packages e clique no botão “New”. Selecione o arquivo “Spore_Game.package” que fica dentro da pasta “Data” do seu Spore. Logo depois, selecione o botão “Unpack” lá em baixo. Espere alguns minutos, pois pode demorar.
4. Agora nos iremos começar a editar. Para isso, clique na aba “Mod”, no topo do programa. Logo em seguida, localize e clique no botão “Create”. Escolha um nome para o seu mod e clique em salvar.
5. Todo o conteúdo do arquivo “Spore_Game.package” será descompactado na pasta onde o SporeMaster 2.0 está, na pasta “Spore_unpacked”. Nela existem centenas de pastas e arquivos do “Spore_Game_package”.
6. Agora, volte ao SporeMaster 2.0 Beta, e clique na aba “Files”, no topo do programa. Irá aparecer varias pastas amarelas em arvores expandidas. São aquelas centenas de pastas e arquivos descrito no passo 5. Como nos iremos aprender a editar as armas e ferramentas, nos iremos localizar a pasta “spacetools~”. Lembre-se, localize a pasta “spacetools~” nas pastas amarelinhas da coluna esquerda do SporeMaster. Lembrando as pastas pretas da coluna esquerda são os arquivos originais do jogo, e as pastas prestas da coluna a direita são as pastas ou arquivos modificados por você. Confira a foto.
7. Agora, clique na pasta amarela “spacetools~” para expandir todas as armas e ferramentas do Spore. Confira a imagem abaixo.
8. Com todas as ferramentas expandidas, você pode reparar que realmente todas as armas e ferramentas do jogo estão na lista. Você pode modificar qualquer uma, basta saber. Neste tutorial, nos iremos aprender a modificar o Laser nível 3, que e aquele Laser básico que sua nave pode ter, no caso, o Laser nível 3. Para isso, nos iremos localizar o nome “laserlevel3.prop.xml”. Este arquivo e responsável pelo Laser nível 3. Confira a imagem abaixo.
9. Agora nos iremos editar pra valer. Como mostra a imagem acima, a grande área a direita da tela e a área de edição, onde você pode editar tudo. Nos iremos usa-lá. Em nosso mod de teste, nos iremos alterar a área de dano do laser, remover o uso de energia para usa-lá, aumentar o poder de dano e aumentar a altitude máxima de alcance. Para isso, clique no botão “Modify” logo acima da área de edição, e nos iremos editar os seguintes valores:
1 – <float name="spaceToolDamageArea">0.5</float>
2 – <float name="spaceToolEnergyCost">0.75</float>
3 – <float name="spaceToolMaxDamage">240</float>
4 – <float name="spaceToolMaxRange">200</float>
5 – <float name="spaceToolMinDamage">240</float>
Para aumentar a área de dano do Laser, e assim poder explodir mais naves em apenas um tiro continuo, nos iremos editar a primeira linha. E então nos iremos mudar o valor “0.5” e colocar no lugar “0.8”. Vai ficar assim:
<float name="spaceToolDamageArea">0.8</float>
Para retirar o uso de energia de sua nave para usar o laser, nos iremos alterar a segunda linha. No lugar do “0.75”, nos iremos colocar “0.00”. Vai ficar assim:
<float name="spaceToolEnergyCost">0.00</float>
Para alterar o poder de destruição do laser, e assim, destruir naves e estruturas mais rapidamente, nos iremos alterar a terceira linha. No lugar do “240”, nos iremos colocar “500”. Vai ficar assim:
<float name="spaceToolMaxDamage">500</float>
Para alterar o alcance máximo do laser, e desse modo, poder usar ele em grandes altitudes, nos iremos alterar a quarta linha. No lugar do valor “200”, nos iremos colocar “500”. Vai ficar assim:
<float name="spaceToolMaxRange">500</float>
E para completar, nos iremos modificar o dano mínimo do laser, e assim, deixa-ló mais potente. Nos iremos modificar a quinta linha, e no lugar do “240”, nos iremos colocar o valor “499”. O resultado e:
<float name="spaceToolMinDamage">499</float>
Pronto! O Laser agora já esta perfeito para o uso! Já esta mais potente, mais poderoso e mais econômico.
10. Depois de acabar a edição, nos iremos converter novamente todos os arquivos .XML para .package novamente. Para isso, vá até a aba “Mod” no topo do programa. Clique no botão “Pack”, que fica embaixo do “Unpack”.
11. Rapidamente, seu mod será convertido para o formato .package e estará aonde você salvou. Pronto. Basta colar o arquivo .package do seu mod na pasta “Data” do seu Spore. Confira a tradução de alguns valores:
spaceToolDamageArea = Área de danos.
spaceToolEnergyCost = Custo de energia de sua nave.
spaceToolMaxDamage = Dano Máximo
spaceToolMaxRange = Alcance Máximo
spaceToolMinDamage = Dano Minimo
Espero que esse tutorial tenha ajudado todas as pessoas que queriam aprender a modificar o Spore.
Por favor, se você quiser copiar este tutorial, dê os créditos, pois foi um trabalho pra fazer ele! 😀
Bom jogo! 😉
Já sei fazer isso,aprendi na spore mods,mas se eu não soubesse iria aprender muito com esse tutorial!Ah,e eu não sabia o que era range.Agora sei.
;D
Muito massa! mais uma vez, a Spore Modding me serpreende; eu achava que era muito mais complicado criar mods, ja testei e aprovei!
Muito bom, realmente a spore modding explico muito bemmuito obrigado sporemodding pelos tutoriais , pelas as noticias , os mods e ferramentas. estarei tentando criar um mod 😉
Eu já criei vários! ^_^
Obg agora estou trabalhando no mod Grox Commander que desponibiliza usar as coisas dos grox e suas partes especiaissem prescisar entrar no spore hack
repete o passo 3
Quando eu clico em Umpack (com tudo igual a o tutorial) abre uma mensagem super grande e não funciona.
Roger27, não sei se é a mesma coisa que estava aparecendo aqui, mais aqui ele dizia que o arquivo (SPORE)\Data\…. não podia ser encontrado. Se for você pode arrumar assim:
1- Abra o arquivo “SporeMaster Configuration” no bloco de notas.
2- Ache a linha “(SPORE)\Data\Spore_Game.package”.
3- No lugar de (SPORE) você coloca o caminho completo da pasta onde ta o spore. Exemplo “C:\Program Files\Electronic Arts\SPORE\Data\Spore_Game.package”.
Espero que tenha ajudado, no meu eu resolvi assim.
aqui diz que eu n posso modificar o spore pq isso é contra os direitos do usuário, como faço para burlar isso?
deu erro no meu spore master
num ke da unpack no troço
@galtama
talvez você precise estar logado com uma conta que tenha privilégios de administrador para editar os arquivos.
da um erro nao consegimos localizar uma parte do caminho
da error unpacking packages
nao foi possivel localizar c:/downloads/sporeMaster2.0beta/(spore)/data/spore_game.packages
Q trabalhera:-o
dentro da pasta nao apareçe o laser. Não apareçe nada com L
como cria partes??
awe galera queria dar uma estudada ai na criação de MoDs para spore conheço um pouco de VisualBasic um pouco de XML ( de sites mais mesmo assim acredito que não seja muito diferente se for e so aprende ) queria algumas informaçoes tipo como adicionar novos itens de todo tipo pois não achei como nesse editor do spore como adicionar novas coisas e fazer o jogo ler so isso o resto depois eu pergunto se presisar queria uma resposta meu msn voces-me-conhecem_blz@hotmail.com espero criar alguma modificação decente para o jogo eu queria de preferencia adicionar coisas pois não gosto de mecher no que ja esta pronto ( usar alguma coisa pronta como base sim mais editala não ) pois creio eu que sabendo como adicionar e não subbistituir eu poderia colocar as partes ocultas do estagio celula claro se as mesmas ja tiverem suas animaçoes prontas pois não sei mecher com essa parte mais quem sabe posso aprender tudo depende da ajuda das pessoas ai vai mais algumas perguntas quem vão me ajudar se respondidas se não eu procuro fazer oque la vai:
em que arquivos estão as partes ocultas do estagio celula
onde estão as normais tambem
alguem ja sabe com quais os nomes dos arquivos que deverão ser editados para que o jogo carregue a adição de de itens ja que creio eu que ( quando se faz modificaçoes as mesmas ja tem seu parametros escritos para que sejam carregadas com o jogo no caso numa modificação vc somente altera os valores dos eventos que ocorem quando vc fais alguma coisa )
ADM espero que vc possa ajudar nisso mais eu aceito ajuda de todos
espero que alguem entre em contato logo.
creio eu que ainda não fizeram nenhum programa para que possamos checar os parametro configurados estão certos somente entrando no jogo mais uma coisa alguem poderia digamos mi passar a arvore de ligação dos arquivos tipo eu edito exemplo cell_parts adiciono mais uma part isso vai afetar quais arquivos tipo quais arquivos terei que mudar para exemplo adicionar animação daquela parte etc..
estou perguntando muita coisa ta certo mais todo mundo que trabalha com algum tipo de programação sabe quequanto mais informação ja estiver pronta mais rapido o serviço tambem fica pronto
antes que voces falem que é impossivel eu so vou dizer que eu pretendo adicionar as partes ocultas ao modo de jogo normal e não criar novas ( realmente isso e dificil ) sabendo que as partes ocultas estão quase prontas seria mais facil espero que alguem intenda e não fique fando isso não da fulano ja tento e não deu pq vc acha que vc consegue eu não disse que consigo mais eu quero ao menos tentar ok espero que alguns pelo menos colaborem
sei que ja escrevi demais mais até onde eu sei double post e para foruns me desculpem se quebre as regras mais não tinha como editar as mensagens que eu ja tinha enviado
mais uma coisa isso eu somente penso na criação criação mesmo de novas partes se tivessemos algum programa que permitice a edição das animaçoes poderiamos simplismente pegar alguma parte ja pronta duplicala e somente editar sua aparencia e algumas partes do formato não editando nada que que esteja em contante movimento tipo numa perna somente ditariamos as canelas ja que os joelhos estão em contante movimento e seria muito complicado mecher com eles as canelas exemplo poderiamos até alterar o seu formato desde que isso não tivesse nenhuma interferencia no movimento do joelho ja que como eu vi uma pessoa editou um oculos acho que isso e perfeitamente possivel ta certo que achar programas que abram todos os arquivo para ediçaõ das animaçoes e outras coisas mais quem procura acha e eu acho que com vontade acharemos os programas nessesarios para editar cada parte lembrense espero respostas meu msn ta um pouco assima em no meu primeiro post…
cara qual mod permite que eu crie vestimentas assimetricas para minhas criaturas?
como resolve o erro do “error unpacking files” onde ele diz que não foi possivel localizar uma parte do caminho?
Você abriu o arquivo spore_game.packages dentro da pasta data, do spore?
aham
nao acho a pasta data (em arquivos de programas tem: eletronic arts dentro de eletronic arts tem: spore_BP1 e EADM dentro de spore_BP1 nao tem nada com data. X(
e nao ta na EADM tb! XC
Na ora que eu abro o SporeMaster 2.0 beta aparese duas pastas uma cun dois pontos e a outra com o nome SporeMaster 2.0 ai eu clico na que tem o nome SporeMaster 2.0 ai aparese uma pasta com o nome SporeMaster.exe ai eu clico e da erro oque eu fasso?
achei mas quando eu acesso o SporeMaster.exe diz:
SporeMaster has encountered a problem and needs to close. We are sorry for the inconvenience.
Send Error Report Don’t Send
quando inicio o sporemaster diz logo que deixou de funcionar e diz que esta a procurar uma soluçao mas nunca a encontra.
o que faço para resolver esse problema???
PS:ja tenho instalado o microsoft .NET framework 3.5 SP1
já
tem algum lugar especifico para salvar o Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 Service Pack 1.
Eu salvei na pasta spore
Eu to baixandooque tu mando revigoe8 mais a barrinha ja carregou e so dis”a taxa de transferencia e de 26 KB/seg.” e ai oque eu fasso aperto em caselar ou faso outra coisa?
obrigado agora entendi 😉
Eu baichei so que quando eu clico em “New” eu não encontro o”Spore_Game.Package” e ai oque eu fasso?
O “Spore_Game.package” está dentro da pasta “DATA” do seu Spore. Normalmente, em “C:/Arquivos de programas/Eletronics Arts/Spore/Data”.
eu achei a pasta da Eletronics Arts so que dentro não tem a pasta Spore e ai oque eu faso?
como eu encontro a psta data do Spore
fassa a pesquisa de pasta e procure nos Documentos(D:)
eu achi assim 😉
achei ;p
Eu Nao Consigo !!! olha eu comprei o Spore E Baxei esses Negocios Ai !!! Nnao Deu Certo o Que Faço ?
oi revigoe8 o meu problema e o seguinte toda fez que eu cliko em unpack ele da uma mesnsagem de erro falando que nao foi possivel localizar o arquivo e isso e com todos os arquivos do spore o que que eu faço agora?
sem falar que eu fiz uma copia de segurançã do spore.packpage na area de tralahnho e nao funfo
Para instalar esse Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 SP1, eu preciso ter o service pack 1? tem problema eu instalar tendo o SP2?
Talvez funcione. Tente abrir o programa com sua versão. Se não funcionar, instale o SP1.
Muito bom o tutorial ^^
Aprovado~
funciona modifiquei prestou revigoe8 valeu pelo tutorial
Tipo eu queria saber como fas pra deixar certos itens infinitos..
se puder me ajudar valeu ai
Queria sabia qual eh o nome do MegaLaser
Como saber se meu spore é original?
Breno,se seu spore for pirata,não conecta na SporePédia
Shendon,o mega laser é provavelmente o laserlv3
Revigoe,instalei tudo,e quando eu vou abrir o quais,aparece:Error,num entra,num entra e num entra!
Alguem me ajuda com o SporeMaster?Me add no msn: tvcaos@hotmail.com
Por favor, me ajudem, eu baixei as atualizações, as 3! e desde a primeira até a terceira, disse que eu estava com o jogo desatualizado .. E isso apareceu na instalação do patch 1.1! Me ajudem aew, tem alguma atualização antes disso ? Obs: é pirata .. Obrigado ;D
E, devido a isso, eu não consigo usar o sporemaster .. Eu até consegue editar, eu boto na pasta ‘DATA’ e tal, mas não faz diferença .. ;s ajuda aew plz
ow, mal aí, eu não sabia ;mas tipo, eu preciso mesmo de ajuda ali ..
os mods criados com esse programa funcionam com todas as expanções e com o patch 1.5.1
revigeoe no passo 5 eu clico no pack e ai da esse erro veja
error sistem bla bla bla bla bla bla o que eu faço ???
Estive,passa um do seus mods pro revigoe postar aqui.Isso se vc quiser.
O MEU SPORE MASTER N FUNCIONA DIZ PARA ENVIAR O RELATORIO DE ERROS quando eu vou clicar na pasta sporemaster.exe nem da para chegar no numero 2- do manual diz como eu posso corridir isso ai pf
cziro,você baixou o patch 1.3?
como isntala patch, sou novato em spore
Ei vlw, pelo tutorial, ele ajudara muito os novatos.
gente pf me fala
tem algum geito de converter mods para os outros patches?
tipo
o mod e compativel com o patch 3 e tenho o patche 5
tem geito de transforma ele compativel com o 5?
cziro,execute os programas:spore 3v e aqule de windows
o meu é flasificado mas deu certo,façav isso:)
comment by:Brasilia
nao consegui
eu gostaria de um mod que pudesemos escolher o que os veiculos iriam atirar, e/ou que as estruturas atirasem!