Início > Tutoriais > Como criar Mods para o Spore – Básico

Como criar Mods para o Spore – Básico


A SporeModding, finalmente, possui uma equipe de Modders. A parti de hoje, vocês poderão conferir muitas modificações e tutoriais totalmente feitos pela SporeModding. A nossa equipe de Modders irá ajudar a todos, lançando tutoriais em linguagens fácil, que irão conduzir a você, criar seus próprios mods, de forma fácil e simples. A maioria dos tutoriais serão explicativos, outros, como este, poderão ser usados em geral, e são extremamente importantes para você começar a criar seus mods.

Neste tutorial, nos iremos aprender o básico para criar uma modificação usando o SporeMaster. O SporeMaster, atualmente, é de longe a melhor ferramenta para criação de mods para o Spore. Com uma interface simples, em apenas alguns cliques, você já pode começar a modificar seu jogo. Leia o tutorial com calma, e siga passo a passo, com o SporeMaster aberto. Vamos lá!

Requerimentos:
-
SporeMaster 2.0 Beta.
- Spore (Recomendado com o Patch 1.03).
- Windows XP ou Vista.

1). Faça o Download do SporeMaster 2.0 Beta, logo acima. Depois de extrai-ló, abra o programa pelo arquivo “SporeMaster.exe” (Não possui um ícone). Talvez, irá demorar algum tempo para abrir, não se preocupe. Você irá ver uma tela como a foto abaixo.

SporeMaster Interface

2). Vamos começar! Na parte superior do SporeMaster, clique na primeira aba “Spore Packages”. Logo em seguida, localize e clique no botão “New”. Uma janela irá se abrir. Selecione o arquivo “Spore_Game.package”, que se localiza dentro da pasta “Data” do seu Spore. É esse arquivo que nos iremos aprender a modificar, por enquanto. Logo depois de selecionar este arquivo, o diretório dele irá aparecer logo abaixo dos botões. Confira se eles aparecem. Agora, clique no botão “Unpack”, na parte inferior do SporeMaster. O programa irá descompactar o arquivo .package que selecionamos, para podermos edita-ló. Isso pode demorar alguns minutos, seja paciente! Confira a foto abaixo, explicando de forma mais detalhada.

SporeMaster #1

image

SporeMaster #2
3). Quando o processo de descompactação acabar, finalmente, você poderá iniciar sua edição. Para isso, nos iremos até a aba “Mod”, no topo do SporeMaster. Lá, clique no botão “Create”. Escolha um nome para o seu mod, de preferencia, não adicione espaço entre o nome. Quando acabar de escrever um nome para o seu mod, clique no botão “Salvar” na janela do Windows. O diretório com o nome do mod deve aparecer no campo de diretório, que fica ao lado do botão “Create”. Grave esse diretório, pois seu mod será criado nele. Confira a foto abaixo.

SporeMaster #3

4). Agora vamos começar a editar! Logo depois de concluir o passo 3, clique na aba “Files”, na parte superior do SporeMaster. Você deve ver várias pastas amarelas. São elas que abriram todo o conteúdo que pode ser editado pelo SporeMaster. Confira a foto abaixo.

SporeMaster #4

A coluna de pastas amarelas a esquerda são as pastas/arquivos originais do Spore. Elas sempre ficam em negrito. Quando alguma pasta ou arquivo fica em negrito na COLUNA DIREITA, quer dizer que você modificou ele. Em outras palavras, a coluna direita mostra o que você modificou, a coluna a esquerda, mostra o conteúdo original.

SporeMaster #5
Cada pasta agrupa vários arquivos. Normalmente, nos podemos identificar o que queremos modificar pelo nome da pasta ou do arquivo. Por exemplo, a pasta “gametuning~” agrupa uma grande parte de valores da maioria dos estágios. O arquivo “spacesolarsystem~.prop.xml” que fica dentro da pasta “gametuning~” define alguns valores dos sistemas planetários do jogo, tais como as chances de haver planetas gasosos em um sistema planetário, chances de haver luas, anéis, número máximo ou mínimo de planetas, enfim, várias coisas relacionadas aos sistemas solares do jogo.

Você pode identificar outras pastas e arquivos pelo nome. Abaixo, 5 exemplos de arquivos que se encontram dentro da pasta “gametuning~”:

- colony_limits~.prop.xml –> Define os limites de tamanho, expansão, e o número máximo de especiarias produzidas em suas colônias, no estágio espacial.

- spacecamera.prop.xml –> Aqui fica a maioria das coisas relacionadas a câmera do jogo no Estágio Espacial.

- spacecombat.prop.xml –> Aqui fica a maioria das coisas relacionadas aos combates de naves do jogo, tais como a saúde de sua nave, de seus aliados, de seus inimigos, recompensas ao destruir cidades ou naves, e muitas outras coisas.

- spaceeconomy.prop.xml –> Várias coisas relacionadas a economia do jogo, tais como custo para interromper uma guerra, comprar um sistema, dinheiro inicial, e muitas outras coisas.

- spaceufo~.prop.xml –> Aqui fica vários valores relacionados a sua nave, tais como velocidade, tamanho, e muitas outras coisas.

Para editar um arquivo, apenas dê um duplo clique na pasta que você deseja modificar, e logo depois, comesse a modificar o arquivo selecionado pela área a direita. Repare que existem vários números. Você apenas poderá modificar esses números! Por isso, não tente apagar nenhum símbolo ou letra, pois pode causar erros em seu mod! Clique no botão “Modify” na barra superior a área de edição. E comesse a editar!

SporeMaster #6 
E muito, muito importante que você saiba pelo menos, um pouquinho de Inglês, pois todos os valores estão em Inglês. Se você não sabe, use o Google Translate para traduzir algumas palavras. Nunca modifique algo sem saber o que está fazendo!

5). Acabou de modificar? Vamos finalizar agora! Depois de acabar de modificar tudo o que você queria, chegou a hora de compactar. Para isso, clique novamente na aba “Mod”, na parte superior do SporeMaster. Clique no botão “Pack”, e espere alguns segundos. Pronto! Seu mod está compactado e salvo no diretório que você escolheu. 

image 

Atenção! NÃO modifique o nome do seu mod depois de edita-lo! Isso poderá causar um erro, e impedira que o programa compacte o seu mod! Lembre-se sempre de escolher um nome e salvar seu mod antes de começar a fazer seu mod!

Pronto! Seu mod está feito. Vá para onde você salvou, no passo 3), e copie o arquivo .package e cole dentro da pasta “Data” do seu Spore. Feche o SporeMater e vá testar seu novo mod! Não sabe instalar mods no jogo? Aprenda a instalar mods no Spore aqui!

Bem pessoal, é isso, eu espero que ajude a todos. Lembre-se, e muito provável que seus primeiros mods, talvez, não façam efeito nenhum ou travem seu jogo. Se isso acontecer, use o nosso Fórum, poste seu problema e o que você modificou, e a nossa equipe irá te ajudar a corrigir o defeito. Continue a modificar e a fuçar no SporeMaster, e você vai encontrar muita coisa legal, talvez, uma coisa que ninguém nunca modificou.

No próximo tutorial, nos iremos aprender mais coisas, fiquem de olho na SporeModding!

Participe do nosso Fórum, e compartilhe seus conhecimentos de mods ou faça pedidos de mods para nossos membros!

E se você e Modder, e quer entrar para a nossa equipe, entre em contato pela página de Contato.

Tutorial completamente feito pela SporeModding. Dê os créditos!
Imagem #3 e #8 copiada do Sporedum

=D.

About these ads
  1. matheus
    março 30, 2010 às 5:01 pm

    me ajudem quando clico no new ele nao acha a paasta do data do seu spore

  2. Lucas
    março 30, 2010 às 5:30 pm

    Engraçado que aqui já vi três pessouas com o nome Lucas.

  3. Lucas
    março 30, 2010 às 5:50 pm

    O me ajudaaaaaaa aqui ta dando problema escrito”Apicativo não inicializado corretamente (0xc0000135).Clique em ‘OK’ para finalizar a execução.” ai eu cliquo em OK e não acontece nada me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Lucas
    março 30, 2010 às 6:01 pm

    obs:esse problema e no sporemaster.

  5. Duvidoso
    abril 1, 2010 às 10:12 pm

    gente alguem da administração me diz como juntar os mods que eu baixo no site todos em um plzzzzzzzzzzzzz

  6. Angelo
    abril 2, 2010 às 2:30 pm

    Duvidoso,como seu nome,eu to com duvida:COMO EU BAXO O PATCH 1.3 SE ELE ME DA PROBLEMAS!!??mas eu acho que isso não é possivel….mas seria bastante criatividade!

  7. Cauã
    abril 26, 2010 às 7:44 pm

    Funciona so que eu não vou faze mods porque se eu fazer um mod chato e as outras pessoas acham legais vai la ficar no meu jogo

  8. Cauã
    abril 26, 2010 às 8:18 pm

    Afff isso Deixou meu Spore sem pé e sem cabeça

  9. Rodrigo
    junho 14, 2010 às 6:15 pm

    Eu queria criar mods de ropas de humano para o spore na vestimenta,como posso criar revigoe8?

  10. junho 21, 2010 às 9:44 pm

    O meu tava dando tudo certo, até na hora de clicar em Unpack, da um erro lá IMENSO!
    Se eu digitar aqui vou ficar até 22:00 pra cabar…
    Oque eu faço???
    QUERO MT FAZER MODS!
    Ou vê se tem mods que façam as seguintes funções…

    Novas Armas – to feliz com o BetterSpore

    Cajado da vida eterno…

    Deixa o jogo mais desafiador, com mais piratas te invadindo, as colônias dos outros impérios serem mais resistente, mas nada mt difícil – não acho que o BetterSpore faz exatamente o que eu desejo…

    Que de novas ferramentas, como Propulsores Interestrelares de nívels maiores…

    Um que faz com q fiquei + fácil virar amigos dos grox.

    Que tire o código galático – já tenho unzim lá…

    E acho que “só” isso…

    Se alguém conhecer mobs que façam essas poucas coisas, agradeço ^^

    Ai é, que add novas partes no jogo, o Spore fecha quando eu coloco aquelas partes do Better…

    Flw!;^D

  11. lorenzo
    junho 22, 2010 às 3:58 pm

    Angelo pode me ajudar a baixar o mod assimetria

  12. lorenzo
    junho 22, 2010 às 3:58 pm

    Oiii!!!!!!!!!

  13. lorenzo
    junho 22, 2010 às 3:59 pm

    E outros

  14. GidAzul
    julho 11, 2010 às 10:32 pm

    Eu não estou conseguindo “unpakar” o Spore_Game.package
    Dá uma janela de erro ENORME e a gente só pode clicar no OK e nao fazer nada
    o que acontece? o meu PC é Windows Vista

  15. Daniel
    agosto 9, 2010 às 10:19 am

    Onde aumento o numero maximo de rotas comerciais?

  16. spore master
    setembro 7, 2010 às 10:05 am

    e eu vou tentar fazer um mod.é surpresa!

  17. Anon
    outubro 6, 2010 às 2:47 am

    Tengo un problema…Inicio Sporemaster.exe y no me abre¿Que hago?

  18. Mariana
    outubro 31, 2010 às 10:29 pm

    Quando eu vô clickar no ”unpack”(passo2)aparece um erro dizendo:ERROR UNPACKUNG PACKPAGE.NÃO E POSSIVEL LOCAQLIZAR UMA PARTE DO CAMINHO.AJUDEM POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!T.T

  19. te ajudo :D
    novembro 18, 2010 às 2:56 pm

    mariana vc tem que exclui tudo pra depois cria outro ai funciona

  20. gvm
    novembro 23, 2010 às 7:11 pm

    eu instalei o Microsoft .NET Framework Passaport 3.5 Service Pack 1
    mas quando vou abrir o sporemaster ele pede para emviar o relatorio de eros
    QUE EU FASO?
    OBRIGADO

  21. gvm
    novembro 28, 2010 às 7:06 pm

    agora ele fala isso O SporeMaster encontrou um problema e precisa ser fechado. Lamentamos o inconveniente.
    Se você estava no meio de alguma operação, as informações nas quaos você estava trabalahndo podem ter sido perdidas.

  22. gvm
    novembro 28, 2010 às 7:30 pm

    agora é outro aparece no passo2 que nao foi possivel localisar uma parte do caminho

  23. jao
    dezembro 4, 2010 às 8:03 pm

    no meu deu esse erro tambem e uso o windows 7 entao fiz o seguinte botao direito no SporeMaster.exe propriedades compatibilidade ae vc coloka pra funcionar com windows xp service pack 2. no meu caso funciono

  24. Matheus
    dezembro 24, 2010 às 12:55 am

    O meu inves de aparecer C:/Arquivos De Progama/Eletronic Arts/SPORE/Data/Spore_Game.package Aparece

    (SPORE)/Data/Spore_Game.package
    (SPORE)/Data/Locale/en-us/Text.package

    O que eu faço ?

Comment pages
  1. março 9, 2009 às 10:41 pm
  2. março 10, 2009 às 10:07 pm
  3. abril 2, 2009 às 6:17 am
  4. janeiro 9, 2010 às 1:58 pm
  5. janeiro 9, 2010 às 1:59 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 46 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: